Hoje eu vou te falar sobre como a internet chega com cabos no fundo do mar em todo planeta.
Você já se perguntou como é possível acessar sites, enviar e-mails, assistir vídeos e fazer chamadas de voz e vídeo pela internet? A resposta está nos cabos submarinos, que são cabos especiais que conectam continentes e ilhas através do oceano. Esses cabos são responsáveis por transmitir quase todo o tráfego de dados da internet pelo mundo.
Mas como esses cabos funcionam? Eles são feitos de fibras ópticas, que são fios muito finos e flexíveis de vidro ou plástico, que levam sinais de luz codificados com as informações. Esses sinais podem viajar a velocidades próximas à da luz, o que torna a internet mais rápida e eficiente.
Os cabos submarinos são instalados por navios especiais, que os carregam em grandes bobinas e os vão soltando no fundo do mar, seguindo rotas planejadas com antecedência. Essas rotas levam em conta fatores como a profundidade, a geologia, as correntes marítimas e a presença de obstáculos naturais ou artificiais. Os cabos também são protegidos por camadas de metal, plástico e borracha, para resistir à pressão, à corrosão e aos ataques de animais.
Os cabos submarinos se conectam a estações terrestres em diferentes pontos do litoral, onde há equipamentos para amplificar, converter e distribuir os sinais de luz para outros cabos ou redes locais. Assim, a internet pode chegar até os computadores, celulares e outros dispositivos dos usuários.
Atualmente, existem mais de 500 cabos submarinos em operação no mundo, somando mais de 1 milhão de quilômetros de extensão. Alguns dos maiores projetos de cabos submarinos são financiados por gigantes da tecnologia, como Google, Facebook, Microsoft e Amazon2, que buscam expandir a sua infraestrutura e oferecer serviços mais rápidos e confiáveis aos seus clientes.
A internet por cabos submarinos é uma tecnologia incrível e essencial para a comunicação global.